Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Pesquisar

 


IndieLisboa 2017: "Ordinary People"

por Roni Nunes, Domingo, 14.05.17

Artigo originalmente postado em SAPO MAG (http://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/diario-do-indielisboa-ordinary-people-e-outros-destaques?artigo-completo=sim)

 

ordinary.people.jpg

 

Pouco dado a contemplações, o filipino "Ordinary People" liga a secção de Competição à corrente e propõe um mergulho visceral na sociedade do seu país.

 

Os protagonistas de "Ordinary People", um filme que chega das Filipinas, gravitam num ponto equidistante entre a empatia e o seu contrário. São adolescentes sem abrigo e, à custa de pequenos furtos, decidem criar o filho recém-nascido. O espectador facilmente imagina que são pessoas como estas que cometem assaltos no metro para lhe roubar o telemóvel.

 

ordinarypeople2 (Copy).jpg

 

Apesar das dificuldades, não passa pela cabeça da mãe, Jane (Hasmine Killip), entregar o seu bebé a quem quer seja; o pai, Ariés (Ronwaldo Martin), por amor a ela acaba for ficar. O futuro não existe; o presente são pedaços de cartão ao relento. Quando o bebé Arjen desaparece, no entanto, a simpatia pelo casal aumenta – especialmente pela mãe, que passa de voluntariosa a desesperada.

 

E então as ruas caóticas de Manila transformam-se num labirinto perfeito não só para o enredo filmado por Eduardo W. Roy Jr., como para ele expor uma vasta gama de escroques, oportunistas, manifestações de justiça popular, imundície policial e corrupção dos media. O registo não é “dark”: a vitalidade lembra o cinema de urgência feito na América Latina – especialmente no Brasil e no México.

 

Terceiro filme do realizador, ganhou o prémio do público no Festival de Veneza e será, porventura, um dos títulos mais imperdíveis da Competição do IndieLisboa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Roni Nunes às 15:34


Comentários recentes

  • Cleber Nunes

    Sem dúvida é um filme que me despertou interesse ...



Posts mais comentados