Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30


Pesquisar

 


Um dos grandes filmes da Festa do Cinema Italiano: Perfetti Sconosciuti

por Roni Nunes, Domingo, 09.04.17

Artigo originalmente postado em SAPO MAG (http://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/festa-do-cinema-italiano-filme-do-dia-amigos-amigos-telemoveis-a-parte)

 

O título original, “Perfetti Sconosciuti” [Perfeitos Desconhecidos] remete para uma ideia simples mas repleta de possibilidades: e se, de repente, um grupo de velhos amigos reunidos num jantar pusesse o seu telemóvel em cima da mesa de forma a que os outros tivessem acesso a todas as mensagens e telefonemas durante um certo período?

 

 

perfetti-sconosciuti (Copy).jpg

 

O realizador Paolo Genovese, bem-sucedido em termos de público e crítica no seu país, teve há quatro anos exibido por cá o igualmente entusiasmante “Una Famiglia Perfetta”, com ponto de partida e estrutura semelhante – embora num registo mais cómico.

 

Através da construção de personagens, direção de atores e diálogos, Genovese vai mantendo a tensão no pico enquanto vai desconstruindo toda a hipocrisia (necessária…?) dos laços afetivos e sociais que unem instituições como a família, no primeiro caso, ou simplesmente um grupo de amigos aqui.

 

Ajuda ter um naipe de atores da 'primeira liga' italiana: Valerio Mastrandea, Edoardo Leo, Alba Rohrwacher, Marco Giallini, Anna Foglietta, Giuseppe Batiston, Kasia Smutniak...

 

O título nacional, por seu lado, nivela a inteligência e a acutilância do filme por baixo ao associá-lo a comédias formulaicas que normalmente se escondem por trás destas denominações 'engraçadas'.

 

Por portas travessas, no entanto, pode funcionar para atrair um público, ainda que desavisado, que este filme merece – pois dificilmente vai dececionar qualquer que seja o perfil do espectador,

 

Entre as distinções recebidas estão o Prémio do Júri no Festival de Tribeca (Nova Iorque), e as de Melhor Filme e Melhor Argumento nos 'Óscares italianos', os David di Donatello.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Roni Nunes às 21:38


Comentários recentes

  • Cleber Nunes

    Sem dúvida é um filme que me despertou interesse ...



Posts mais comentados